Pular para o conteúdo principal

CUCA DE BANANA

Olá boa tarde!
Hoje venho postar uma Cuca de Banana, receitinha passada pela minha Nutricionista.
Adoro banana, é um lanchinho gostoso, já vem "embaladinha" e é muito saudável.
A banana é rica em potássio e fibras, vitaminas C e A e contém aproximadamente 70% de água.
E para nós o mais importante: frutas não contém glúten!!!
O nome cuca é mais um charme, o resultado é um bolinho mesmo bem leve e fofinho!
Vamos à receita!


INGREDIENTES:
1 xícara de farinha de arroz (ou creme);
1 xícara de açúcar;
2/3 xícara de margarina;
2 ovos;
1 colher de sopa de fermento em pó;
4 bananas cortadas longitudinalmente.


MODO DE PREPARO:
Bata em batedeira, o açúcar  com a margarina. acrescente as gemas e continue a bater até formar uma mistura esbranquiçada. 
Acrescente a farinha de arroz e o fermento misturando bem.




Adicione, por último, as claras em neve.


A massa fica muito porosa e leve.


Unte um pirex com margarina e polvilhe com canela.


 Coloque as bananas cobrindo com a massa.


Asse em forno quente por 25 minutos.




Aqui são os pedaços, ficou muito fofinho e a banana assadinha confere um sabor delicioso.
Espero que gostem, beijos e até mais!

Comentários

  1. Oi Josi, primeiro quero te dar os parabéns pelo blog. Muito útil. Muito legal ver a alegria com que vc cria pratos sem glúten substituir os tradicionais. Ontem decidi tentar uma semana de dieta sem glútem, fui ao supermercado, li muitos rótulos e voltei com um monte de farinhas. Procurando receitas para usar meu arsenal descobri seu blog. Que bom!!! Acabei de fazer a cuca de banana e adorei. Minha filha também gostou muito. Nunca tinha usado creme de arroz e nem imaginava que desse para fazer bolo com ele. Fiquei feliz em saber que dá para fazer tanta coisa. Voltarei sempre aqui. bjs

    ResponderExcluir
  2. oi, já fiz algumas vezes uma cuca igual a essa... mas eu coloco a banana por cima e em cima dela eu coloco uma farofa de farinha de arroz, manteiga, açucar e canela.

    só uma dica :)

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Por um lapso não respondi esse comentário, sinto muitíssimo Maria Amélia! Fico muito feliz que tenha gostado do blog, e apesar de não ter respondido ainda volte com frequencia às nossas receitinhas. Beijos. Josi.

    ResponderExcluir
  4. Priscilla, obrigada pela dica. pois minha farofa nunca mais foi a mesma que eu fazia qdo morava em SP, não consigo entender o motivo. Então vou por a farinha de arroz na farofinha... A banana por cima coloco no bolo, http://josinaocontemgluten.blogspot.com/2010/02/bolinho-de-banana-huummm.html.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Josi! Que delícia de cuca!!!! Sensacional!!!
    Super prática!
    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Analu, essa foi uma das primeiras e fica ótima com maçã tbm! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, estou fazendo dieta sem glutem pra ver se passa dor d kbeça. Ja to melhor. Eh outra vida...amei a receita. Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, há estudos que comprovam que o glúten provoca sim enxaquecas, eu tinha muito antes de descobrir a DC. Que bom que gostou da receita. É uma delícia mesmo. Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.