quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cuscuz

Olá boa noite... A prova de que estou extremamente sem tempo de postar novas receitas aqui no blog é a receita de hoje... CUSCUZ!
Muita gente vai rir dessa paulista totalmente por fora da cultura nortista e nordestina, mas eu não sabia que era tão bom, rsrs...
Segundo pesquisas Cuscuz é um prato originário do Magrebe (região do norte de África) que consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo (nem pensar né!?). 
No Brasil, pode ser feito à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. 
Entre a opção de ingredientes escolhemos o milho, chamado de milharina, flocão e outros. Essa idéia surgiu de uma dieta que estou fazendo, era uma opção que já tinha descartado, mas na falta de tempo de providenciar variedades me lembrei dele. 
Precisei providenciar também o meio de preparar, por que não  tenho a "cuscuzeira", sim ela existe!
Assim tive idéia de utilizar minha linda e versátil panela a vapor, minha secretária (tocantinense legítima) torceu o nariz e disse: nããn...  Mas ainda assim me ajudou!
Bem o resultado mostro abaixo. 

INGREDIENTES:

500 g de milharina;
300 ml de água temperada com sal (1 colher rasa de chá).
100 g de coco fresco ralado (não usei).

MODO DE PREPARO:

Numa tigela, hidrate a milharina em água temperada com sal. Misture com as mãos até formar uma farofa úmida.
Transfira para uma cuscuzeira ou fôrma de pudim com furinhos, ou panela a vapor. Tenha o cuidado de não apertar a massa. Leve em banho-maria por 20 minutos.
Desinforme ainda quente e sirva com molho doce ou salgado.

 Quando ele vai cozinhando dá para ver que a massa está ficando unida.
O aspecto é de seco, mas não ficou.


SEM A CUSCUZEIRA:

Opção se você não tiver cuscuzeira: coloque o cuscuz num prato ou tampa da panela. Coloque um pano úmido sobre o cuscuz, envolvendo o prato (ou tampa) e vire o prato (ou tampa) de cabeça para baixo. Segure bem as pontas do pano e amarre-o. Ponha sobre uma panela com a boca do mesmo tamanho do prato. A panela deve ter um pouco de água para cozinhar o cuscuz a vapor. 
Deixe o cuscuz cozinhando por 20 minutos.

 Eis o resultado!
Há muitos acompanhamentos para o cuscuz, molhos em geral, queijo derretido, banana assada com canela, geléias, azeite, mel...  Enfim... Nada de preconceitos Josiane... Brincadeiras a parte, queridos leitores, vivendo e aprendendo não é mesmo?
Beijos e até logo. 

8 comentários:

  1. Oi, Josi!

    Eu amei a sua receita e a sua cuzcuzeira elétrica! Agora eu também quero uma. rs
    Como vc, eu também sou celíaca e vivo inventando na cozinha.
    Meu cuscuz é bem diferente, porque é uma refeição! Ele é cozido na panela com um molho de tomate super recheado com legumes, azeitonas, cebola, cheiro verde e alguma proteína animal moída(carne de vaca, carne de frango ou uma linguiça calabreza). Quando dá o ponto (solta do fundo), eu jogo ele no tabuleiro, ajeito com a colher de pau e, imediatamente, corto em quadrados. Qualquer dia vou tentar fazer com camarão, só pra ver como é que fica!
    Amo muito o seu blog e , assim como vc, recomendo muito o livro da Cláudia Marcelino.

    Beijocas no seu coração!

    Sílvia Araújo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sílvia... Você viu que cuscuzeira moderna? Mas além do cuscuz (rsrs) ela cozinha no vapor vários legumes e na parte de cima ainda pode se fazer arroz, uma maravilha! Vale a pena a aquisição.
    Esse cuscuz que vc faz eu conheço como à paulista, lá temos o hábito de comer com muita coisa junto e misturado, rsrs... Mas esse a gente substitui o carboidrato da refeição. Me disseram que pode por queijo branco cortadinho junto com a massa também. Vamos nos aventurando nessa diversidade de cozinhas que temos no Brasil não é mesmo? Beijos e até mais ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor onde você comprou essa cuscuzeira?

      Excluir
    2. Shaiane, não é uma cuscuzeira é uma panela de fazer legumes a vapor.

      Excluir
  3. nossa, como cuzcuz td dia =x Engraçado mesmo é a forma como vc usa.Costumo comer bem molhadinho no leite e jogo açúcar por cima,principalmente no café-da-manhã ou jantar fica uma delicia ;)Pessoal tbm gosta de comer com ovos ou fazer diversas farofas cm ele.Experimenta tapioca, mil recheios ,uma delicia.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Na7, eu tbm gostei muito de cuscuz é bem fácil fazer... Mas minha nutri já cortou, rsrsrs falou que é beem calórico! Com tantas opções de acompanhamento então, a dieta vai pras cucuias, hehehe. Beijos, obrigada pela sugestão!!!

    ResponderExcluir
  5. Você pode colocar sardinha, carne moída, atum.. Cozidos e temperados podem ser misturados a massa. Fica maravilhoso!
    Georgia. Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você de Fortaleza deve ser expert em cuzcuz né Georgia? Obrigada pela dica!

      Excluir

O seu comentário é importante para mim!
Entre em contato também pelo e-mail: josi.buzachi@gmail.com.