Pular para o conteúdo principal

Dieta de baixo teor de carboidrato.

Olá leitores queridos...
Sinto muito por não estar muito presente aqui no blog, mas além de estar muito atarefada nos últimos tempos, ainda estou de dieta!
Sabe aqueles 3 quilos que você sempre quer perder? Pois é, resolvi eliminá-los antes do fim do mundo, hehehhe...
Li muito a respeito das dietas à base de proteínas com redução de carboidratos e resolvi tentar.
Quando descobri a intolerância á glúten, estava com 57 Kg, no susto acabei emagrecendo, pois não sabia o que podia ou não comer, não cozinhava, enfim, aquele desespero.
Depois vieram as receitinhas, as arriscadas na cozinha, o blog, daí danou-se: o peso aumentou lógico!
Fora que todo celíaco deve saber, quando tem um prato sem glúten os familiares deixam tudo para você, por exemplo, nos aniversários da família sempre ganho um bolinho sem glúten, inteirinho pra mim!!!
As pessoas às vezes acham exagero meu, mas comparem: de 57Kg passei a 62/63 Kg, são 5 ou 6 Kg é muita coisa!!!
O primeiro contato com a dieta sem carboidratos foi por uma entrevista que assisti com o Dr. Merheb assinei o site de acompanhamento e achei muito legal, eles tiram todas as dúvidas prontamente e você pode postar as fotos antes e depois, comparar e garantir a privacidade.
Depois veio a onda Dukan no Brasil, a dieta da princesa Kate e tal... Comprei o livro do Dukan também e recomendo. Mas o meu objetivo não é falar sobre cada dieta, tem muito material sobre isso, o livro também é excelente, o que quero salientar é que a dieta Dukan preconiza o uso de aveia e farelo de trigo e nós celíacos sabemos bem que são alimentos expressamente proibidos para o consumo.
Fiz um comparativo com os benefícios desses ingredientes com outras farinha que nos são permitidas, como a quinua, o amaranto, a farinha de coco, sementes de chia e vi que podemos substituir tranquilamente por esses, sem nenhum prejuízo em contagem de carboidratos ou valores nutricionais.
No próximo post explica direitinho e mostro o comparativo.
Os meus resultados foram muito bons, na última pesagem estava com 58,5 Kg, rumo aos 57 sonhados, por isso resolvi postar algumas receitinhas muito boas, saborosas, fáceis e permitidas para nós celíacos.
Além disso, ando recebendo muitos apelos do tipo: "Josi, posta umas receitas mais lights!" Assim, atendendo a pedidos seguirei com uma sequência mais levinha.

Hamburguer de Atum

 INGREDIENTES: 
1 Lata de Atum sólido em água;
2 colheres de farinha de quinoa;
1 clara de ovo pequeno;
Meia cebola picadinha;
2 azeitonas picadinhas;
Cheiro verde a gosto;
Sal;
Pimenta;
Ervas se gostar.

MODO DE PREPARO:
Escorra o atum e desfie com um garfo da forma que preferir , gosto mais grosso, pedaços maiores.
Misture todos os temperos no atum e deixe uns 15 minutos no freezer para dar uma encorpada na massa.
Retire e faça duas bolas e molde os hambúrgueres.


Grelhe os dois lados em frigideira anti-aderente com um fio de azeite.
Servi com um patezinho de ricota, no próximo posto a receita!
Fica leve e nutritivo, uma delícia!
Beijos, aguardo comentários ;)
   
     
 



Comentários

  1. que delícia! Estou nessa dieta sem carbo há um tempo. Ela funciona muito bem!!Ah, uma pergunta: para fazer a farinha de quinoa basta bater a quinoa no liquidificador?

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzana! A farinha de quinoa vc encontra pronta, em pó ou flocos, pode usar qualquer uma. Se bater pode ser que dê certo, mas não sei se ficará fina o suficiente. Beijos, boa sorte na dieta!

    ResponderExcluir
  3. Fenomenal!!! Adorei a receita, tem um bolinho de bacalhau também que é uma delícia e não tem nem glúten nem leite, olha só: http://cozinhapratica.com/blog/?p=146#sthash.M6R3xOFM.dpbs

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, que bom que gostou... Vou olhar o bolinho sim! Beijos.

      Excluir
  4. Oi Josi...
    Em minhas buscas no Google sobre a Dieta Dukan e opções que intolerantes ao glúten poderia fazer encontrei seu blog ....
    Faz duas semanas que tenho vindo aqui ver se está fazendo...como está sendo...se está dando certo as substituições....nossa...estou super curiosa...
    Quero muito fazer a Dieta Dukan....mas não posso comer glúten...com o agravante que também não posso consumir açúcar...
    Se possível da um OI...diga como está ...se está fazendo...rsrs
    OBS: devorei seu blog todinho...ameiiiiiiiii
    Beijokas da Aleka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aleka! Tudo bem? Estava viajando, por isso não respondi seu comentário. A dieta eu adaptei aos nossos alimentos permitidos, amaranto, maisena, quinoa, chia, deu super certo! Assim que tiver tempo postarei mais receitas e as comparações que fiz com o índice glicêmico e calorias. Prometo! Beijos, Josi.

      Excluir
  5. Bom dia Josi. Na busca frenética por quais farinhas poderia substituir pela aveia do dr. Dukan, encontrei vc. QUE ALÍVIO. Sim, porque eles não respondem aos meus mails perguntando. E quero fazer tudo certinho, acredito na proposta dele, precisava mesmo da indicação precisa de qual farinha teria as mesmas propriedades da aveia. Vc me tranquiliza. Muito obrigada por postar aqui. Então, cadê as receitinhas light, rsrsrs. No aguardo. Vc está no face? me adiciona Claudia FP Podemos trocar idéias sobre esta dieta? Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, tudo bem? Desculpe a demora flor, mas estou com mil afazeres, rsrs. Então, fiz a dieta pouco tempo, mas foi muito eficaz. Postei o pãozinho de caneca, vc viu? Fiz uma pesquisa de algumas farinhas com baixo teor de carbo e propriedades semelhantes as da aveia, a farinha de chia é uma, a quinoa, amaranto e até a maisena. Realmente o site não da esse respaldo, também tentei o contato. A medida que puder vou postando minhas pesquisas. Beijos e boa sorte.

      Excluir
  6. Olá, Josi. Fiquei feliz em descobrir seu blog, mais um em benefício dos celíacos. Tenho 48 anos e a intolerância se manifestou há exatos 24 anos. Li suas observações sobre a dieta Dukan e gostaria de saber se vc chegou a postar o comparativo que disse ter feito em relação às farinhas que podemos usar para substituir a aveia. Procurei pelo blog e não encontrei.Bjs e obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Aí Berta, ainda não poste... Assim que passar minhas provas farei, rsrsrs... E tenho mais um monte de receitas legais para postar inspiradas na Dukan. Bjo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.