quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dieta de baixo teor de carboidrato.

Olá leitores queridos...
Sinto muito por não estar muito presente aqui no blog, mas além de estar muito atarefada nos últimos tempos, ainda estou de dieta!
Sabe aqueles 3 quilos que você sempre quer perder? Pois é, resolvi eliminá-los antes do fim do mundo, hehehhe...
Li muito a respeito das dietas à base de proteínas com redução de carboidratos e resolvi tentar.
Quando descobri a intolerância á glúten, estava com 57 Kg, no susto acabei emagrecendo, pois não sabia o que podia ou não comer, não cozinhava, enfim, aquele desespero.
Depois vieram as receitinhas, as arriscadas na cozinha, o blog, daí danou-se: o peso aumentou lógico!
Fora que todo celíaco deve saber, quando tem um prato sem glúten os familiares deixam tudo para você, por exemplo, nos aniversários da família sempre ganho um bolinho sem glúten, inteirinho pra mim!!!
As pessoas às vezes acham exagero meu, mas comparem: de 57Kg passei a 62/63 Kg, são 5 ou 6 Kg é muita coisa!!!
O primeiro contato com a dieta sem carboidratos foi por uma entrevista que assisti com o Dr. Merheb assinei o site de acompanhamento e achei muito legal, eles tiram todas as dúvidas prontamente e você pode postar as fotos antes e depois, comparar e garantir a privacidade.
Depois veio a onda Dukan no Brasil, a dieta da princesa Kate e tal... Comprei o livro do Dukan também e recomendo. Mas o meu objetivo não é falar sobre cada dieta, tem muito material sobre isso, o livro também é excelente, o que quero salientar é que a dieta Dukan preconiza o uso de aveia e farelo de trigo e nós celíacos sabemos bem que são alimentos expressamente proibidos para o consumo.
Fiz um comparativo com os benefícios desses ingredientes com outras farinha que nos são permitidas, como a quinua, o amaranto, a farinha de coco, sementes de chia e vi que podemos substituir tranquilamente por esses, sem nenhum prejuízo em contagem de carboidratos ou valores nutricionais.
No próximo post explica direitinho e mostro o comparativo.
Os meus resultados foram muito bons, na última pesagem estava com 58,5 Kg, rumo aos 57 sonhados, por isso resolvi postar algumas receitinhas muito boas, saborosas, fáceis e permitidas para nós celíacos.
Além disso, ando recebendo muitos apelos do tipo: "Josi, posta umas receitas mais lights!" Assim, atendendo a pedidos seguirei com uma sequência mais levinha.

Hamburguer de Atum

 INGREDIENTES: 
1 Lata de Atum sólido em água;
2 colheres de farinha de quinoa;
1 clara de ovo pequeno;
Meia cebola picadinha;
2 azeitonas picadinhas;
Cheiro verde a gosto;
Sal;
Pimenta;
Ervas se gostar.

MODO DE PREPARO:
Escorra o atum e desfie com um garfo da forma que preferir , gosto mais grosso, pedaços maiores.
Misture todos os temperos no atum e deixe uns 15 minutos no freezer para dar uma encorpada na massa.
Retire e faça duas bolas e molde os hambúrgueres.


Grelhe os dois lados em frigideira anti-aderente com um fio de azeite.
Servi com um patezinho de ricota, no próximo posto a receita!
Fica leve e nutritivo, uma delícia!
Beijos, aguardo comentários ;)