sábado, 2 de novembro de 2013

Dieta Dukan - Como ficam os celíacos?


Boa noite leitores!
Fiquei bem interessada pela dieta Dukan quando ficou famosa no Brasil, até comprei o livro.
Entrei em contato com com a equipe Dukan brasileira, e perguntei sobre o fato de usarem aveia e farelo de trigo como base nas receitas, o que limita os celíacos a praticarem a dieta.
A resposta foi desanimadora: substituir por amido de milho!
Na minha opinião a equipe não se interessou muito pelo assunto.
O amido oferecerá apenas carboidratos além de deixar qualquer receita monótona e com o mesmo gosto, imagino!
Fiz umas pesquisas sobre a qualidade dos grãos isentos de glúten, principalmente para substituir a aveia que tem propriedades muito importantes em qualquer dieta.
Eu sinto muita falta de aveia, adoro!
Pensando em substitutos para a aveia, cheguei a essa tabelinha, quanto às propriedades nutricionais importantes para o emagrecimento, como: calorias, fibras, carboidratos, proteínas:



Farinha
100g
Calorias
Proteínas
Carboidratos
Fibra
Lipídios
A. milho
350
0
85
0
0
Aveia
394
13,9
66,6
9,1
6,9
Amaranto
373,3
13,55
64,44
6,66
6,89
Quinoa
336
13,55
68,88
6
5,7
Chia
371
21,2
42
5,3
5,3
 
Observa-se que o amaranto, a quinoa e a chia possuem teores de carboidratos bem parecidos, sendo a chia a campeã com apenas 42g de carbo em 100g da farinha.
A quinoa e o amaranto dão textura às receitas (uso sempre em flocos); são menos calóricos e seus teores de carbo e proteínas estão bem próximos da queridinha do Dukan, a aveia.
Quero deixar claro que não sou nutricionista (ainda!), esta pesquisa não é científica, usei diversas fontes para chegar a esta tabelinha, portanto, pode haver diferenças de acordo com marcas e fontes de pesquisa.
Gostaria de salientar que não fiz a dieta a risca, apenas procurei reduzir carboidratos simples por uns dias. Na minha opinião a dieta é muito restritiva e para dar certo precisa de muita dedicação na cozinha.
Se você quer iniciar a dieta, indico o Saboridades, a nutricionista Carol Guimarães esclarece dúvidas e propõe receitinhas legais para cada fase.
O que motivou a minha pesquisa foi a limitação para alérgicos e intolerantes à glúten diante de uma proposta de diminuir a quantidade de carboidratos simples na dieta. E acho que deu certo! Confira nos próximos posts as receitas em breve. ;)

16 comentários:

  1. Oi Josi, também sou celíaca e vegetariana,
    Encontrei o seguinte no site do Dukan:

    A doença celíaca no método Dukan
    Recomendamos excluir todos os alimentos que contenham glúten: Centeio, trigo, cevada, incluindo o farelo de trigo.

    A maisena (alimento tolerado durante a fase de cruzeiro e de consolidação) permite a realização das receitas Dukan, substituindo os farelos.

    Aconselhamos a exclusão dos seguintes alimentos da sua alimentação:

    - O kani

    - Creme de leite fresco com 4% de gordura (alimento tolerado)

    - Salsichas de aves (alimento tolerado)

    - Gaspacho (alimento tolerado)


    Em fase de consolidação e de estabilização, no momento da reintrodução dos feculentos, lembre-se da batata, do arroz, dos legumes secos, da farinha de soja, da tapioca, da castanha, do sorgo, da mandioca, do inhame, das batatas doces, do trigo sarraceno, do painço e da quinoa.

    Para fazer pão, lembre-se sempre da farinha de arroz e da farinha de trigo sarraceno.


    A opinião de Pierre Dukan sobre o farelo de aveia e a doença celíaca

    "Se diz que a aveia é considerada única entre os cereais e poderia ser aceita pelos intolerantes ao glúten se ela estivesse pura, mas é normal que ela esteja contaminada na sua produção por outros cereais proibidos como o trigo. Ou seja, antes de abandonar o farelo de aveia, compre um da melhor qualidade possível e o experimente por alguns dias. Se a experiência não for boa, você pode substituí-lo pelo ágar-ágar, que não é tão gostoso, mas é melhor que nada".



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  2. Cheguei aqui pesquisando justamente um subtituto para o farelo de aveia... Entrei no site da dietadukan.com.br e achei até engraçado o como a aveia não é citada como um alimento proibido ao celíaco... Acho que farei minha adaptação à dieta... Quinoa em flocos que ja uso como sustituta da aveia em algumas receitas e a que acho de sabor e textura mais parecido...

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    1. Sula as receitas dão super certo com a quinoa em flocos. Boa sorte! Beijos.

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    2. Pelo visto, para cada um eles tem uma resposta... Veja a que me deram...
      "Olá Sula,



      O método Dukan prioriza o farelo de aveia (Oat Bran) em todas as fases da dieta, porém, no caso da doença celíaca, onde é desaconselhado o consumo deste alimento por conter traços de glúten, o mesmo pode ser substituído pelo macarrão de konhaku, também conhecido como Shirataki de Konjac (pode ser encontrado em lojas de produtos orientais). Pelo site não há adaptação específica para este tipo de restrição, porém é possível realizar o acompanhamento utilizando apenas as receitas que não contém farelo de aveia e garantindo o consumo de 1 porção do macarrão de konhaku por dia.



      Atenciosamente

      Equipe Dukan"

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  3. Já leram Barriga de Trigo do William Davis ??

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  4. Olá Josi
    Também sou alérgica ao glúten e penso em fazer a dieta do Dukan utilizando farinha de linhaça em substituição a aveia. Você chegou a pesquisar a compsição da linhaça?

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    1. Oi, pesquise sim, a linhaça tem bastante oleo, por isso não deve ser usada na dieta dukan que tem como princípio baixo teor de gordura. Beijos.

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  5. Oi Josi, nossa amei suas dicas, ja estou fazendo a dieta e estou ficando louca pq nao posso comer nada das receitas... Enfim, continue postando e obrigada :) Beijinhos Aline

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    1. Oi Aline, pode seguir as dicas que dá certo! Beijos.

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  6. Pessoal, prestem muita atenção no seguinte: Na dieta Dukan devemos consumir o FARELO DE AVEIA, e não a aveia.
    Segundo o livro: "O farelo de aveia é o envelope fibroso que envolve e protege o grão de aveia. O grão, com origem nos flocos de aveia, é rico em açúcares rápidos. O farelo de aveia é a camisa do grão, pobre em açúcares rápidos, muito
    rico em proteínas e, sobretudo, em fibras solúveis."

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    1. Obrigada pela explicação, mas nós não podemos consumir aveia e derivados, pois mesmo não contendo glúten em sua composição normalmente são contaminados com máquinas que processam alimentos com glúten.

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  7. nossa adorei seu blog... e sua sugestão de substituição da aveia achei excelente !!! ainda não comecei a dieta Dukan estou apenas pesquisando...não apresento doença celíaca mas por sugestão de minha melhor amiga, que é nutricionista, estou tentando ficar sem e o resultado é ótimo...não apresento mais tanto inchaço e retenção de líquido como antes e percebo que alguns problemas intestinais ( gases, desconforto e estufamento) reduziram drasticamente...enfim como gosto muito de cozinha também testo algumas receitas e estou adorando, o difícil, ás vezes, é achar os ingredientes ,pois moro em uma cidade pequena então fico muito restrita ao amido de milho...mas adorei mesmo sua sugestão de substituição para a dieta...bjs e muito obrigada pelo seu blog está maravilhoso

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  8. Existe aveia sem gluten. Eu a uso faz um ano...

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    1. POis é, o artigo foi publicado em 2013, apesar que ainda é bem caro, né? E não tão acessível... Mas essa dieta tbm não é o que chamamos de saudável, rs. Obrigada por comentar. ;)

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