Pular para o conteúdo principal

CUIDADOS AO FAZER PÃES

Tive muitas experiências ruins ao fazer pães, e com isso descobri alguns detalhes que fazem toda a diferença! À medida que forem surgindo novos, vou atualizando nesta página.

  • Siga a receita à risca, obedecendo a ordem das ações e o tempo;
  • Esteja atento quanto às medidas, padronize uma para você;
  • Fornos são diferentes, conheça o seu e adeque o tempo da receita;
  • Forno préaquecido necessita de pelo menos 15 minutos antes de por o pão;
  • Muitas receitas dizem para deixar o pão crescer até 1 hora, cuidado, pois depende da temperatura ambiente. O pão quando cresce além do necessário vira uma espuma mole e afunda no meio, além de ficar com gosto forte de fermento;
  • Normalmente a medida de óleo para as receitas de pão é de 1 colher de sopa, se a receita mandar mais, analise a necessidade, quantidade de ingredientes ou o rendimento da receita;
  • O leite é totalmente substituível por água ou leite de soja, sem prejuízo algum para a receita;
  • Ao colocar a massa na assadeira, encha até mais um pouco da metade (2/3), durante o crescimento ela chegará até a borda ou próximo;
  • Somente abra o forno quando tiver certeza que está quase assado, use um palito para enfiar, se sair limpo tá pronto, se sair massa no palito, deixe mais um pouco;
  • Os pães continuam assando mesmo quando tirados do forno. Desenforme imediatamente (ainda quente) e deixe esfriar completamente antes de cortar;
  • Utilize uma grade para colocar o pão recém desenformado, ele esfria melhor e não dá aquela amolecida por causa do vapor.
Por enquanto é isso que tenho para passar... 
Para uma cozinheira de primeira viagem, esses detalhezinhos são muito importantes, afinal o pão sem glúten é especial!

Comentários

  1. Achei de uma delicadeza tão grande você colocar estas dicas prá todas nós.
    Agradeço muito, sucesso em todos os seus caminhos!

    ResponderExcluir
  2. PRECISO MUDAR OS HÁBITOS ALIMENTARES DE MINHA FILHA DEVIDO ESTAR COM SUSPEITA DA INTOLERÂNCIA AO GLUTEN (DERMATITE). NÃO SEI NEM O QUE FAZER, NEM POR ONDE COMEÇAR. ENCONTREI VC QUE CONSEGUIU ME ESCLARECER BASTANTE COISA EM RELAÇÃO A PRODUTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nao pode dar para a sua filha nada que contenha farinha de trigo. Biscoito de polvilho substitue o pão.

      Excluir
  3. Olá, comece pelo que é naturalmente sem glúten: bolo de fubá, pão-de queijo, biscoitos de polvilho, sequilhos, depois vá se aventurando na cozinha. As lojas como a Mundo Verde oferecem opções sem glúten também! Se precisar estou à disposição. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Josi, gostei muito do seu blog. Acabei de descobrir que sou celíaca, o primeiro momento foi de grande frustração e negação. Depois de 10 dias sem glúten, já observei que não é o fim do mundo e o maior consolo é a qualidade de vida.
    É inegável, que seu blog ajuda e conforta!
    Vou estar acompanhando as novidades!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marilene! Seja bem vinda ao blog.
    O início é complicado Marilene, todos passamos por isso, caso queira desabafar, receber dicas e incentivos, conte conosco!
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. oi josi,estou desesperada ja fazem 3 meses,q meu filho nâo come nehum tipo de pâo,e eu fico mto triste c tdo isso,ja tentei fazer uma vez e nâo deu certo,ele nâo gostou,estou mto triste c isso tdo,por favor me ajude...

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não se desespere! Tenha calma e siga o passo a passo, com todos os ingredientes devidamente medidos, e seguindo as instruções não tem como dar errado, mande sua dúvidas!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ JOSI, ACABEI DE DESCOBRIR SEU BLOG , ESTAVA BUSCANDO RECEITAS POIS DESCOBRI ONTEM QUE MINHA FILHA DE 15 ANOS TEM ALERGIA A GLÚTEN ENTRE OUTRAS TANTAS. ATÉ ONTEM ELA FOI TRATADA COMO DERMATITE ATÓPICA SEVERA, MAS NUNCA MELHORAVA ATÉ QUE POR MINHA CONTA PEDI VÁRIOS EXAMES AO MÉDICO QUE CONSTATOU MUITAS ALERGIAS ALIMENTARES . ESPERO QUE A PARTIR DE AGORA COM A DIETA ADEQUADA ELA MELHORE, POIS É BEM DIFÍCIL, ACHO QUE VC PODE IMAGINAR. ELA NEM USA CAMISETA DE MANGA CURTA COM VERGONHA DAS FERIDAS DOS BRAÇOS. AGRADEÇO POR VC COMPARTILHAR ESSA INFORMAÇÕES COM OUTRAS PESSOAS. UM BEIJÃO.

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniela! Quando a gente sofre assim é até engraçado, mas ficamos felizes por descobrir a doença, não é mesmo? Porque é uma esperança de cura. Imagino sim, mas fala pra ela comprar um belo vestido, pois se der tudo certo logo logo estará usando a roupá que quiser! Estou à disposição para o que precisarem. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Foi maravilhoso Josi descobrir teu blog, estava muito preocupada a procura de algumas dicas sobre receitas sem gluten, estas então valeu de verdade. DEUS TE ABENÇÕE...

    ResponderExcluir
  11. Que bom Danny, eu também tive dificuldades, por isso me preocupo em divulgar o que aprendo. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!
    Descobrimos que meu marido é intolerante ao leite e ao gluten.
    Até agora não consegui, fazer um pão que ficasse gostoso. Quando fica gostoso tb fica duro e impossivel de comer.
    Por isso estou grata pelas dicas do blog. Vou tentar fazer assim que encontrar os igredientes.
    Muito obrigada!!
    Sirlei Machado

    ResponderExcluir
  13. Sirlei é importante ter todos os ingredientes, mas se ainda não encontrou faças as opções simples, como o pão de iogurte, e o de panela. São simples e gostosos. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Josi descobri a algumas semana q tenho intolerancia..minha dermatite e rinite estão me deixando louca....e irei começar as experiencias na cozinha. Parabens querida seu blog é FANTASTICOOOOOOO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cacau, obrigada pelo elogio. Estou à disposição para o que precisar na nova empreitada! Conte comigo... Beijos e boa sorte.

      Excluir
  15. Tô amando tudo, Josi. Minha filha menor tem dermatite atópica e depois de ler sobre o assunto e também depois de conhecer a Dr.a Gisela Savioli que fala tanto sobre os males que o gluten e o leite podem causar, resolvi me aventurar no mundo sem gluten pois tenho certeza que é muito mais saudável até para quem não é propriamente celíaco. Obrigada pela dedicação e pela partilha. Saúde!

    ResponderExcluir
  16. Oi Elker, fico feliz que esteja gostando e tão animada com a nova dieta. Boa sorte nas suas experiências! Beijos, Josi.

    ResponderExcluir
  17. Oi Josi, conheci seu blog e gostei muito. Há algum tempo optei por não consumir glúten, embora não tenha intolerância não acho saudável. Testei várias receitas de pães e entre elas uma americana de pão francês que fica maravilhoso porém exige farinha de sorgo que não tem no Brasil mas dei um jeitinho. Compro sorgo em loja de ração e faço a farinha (a americana é bem melhor, but...), o pãozinho quentinho e crocante fica delicioso com manteiga.
    Parabéns pelo blog e obrigada pelas informações.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qu interessante Elam, mande a receita pra mim, rsrsrs beijos, obrigada!

      Excluir
  18. Josi, seu blog é fantástico!! Por acaso tens alguma receita de pão que possa ser feita na máquina de pão??
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Liz, no marcador máquina de pão tem 3 receitas, mas acho que tem mais vc procura em pães. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Estou fazendo um teste para saber como meu corpo reage sem gluten, pois tenho muita dor de barriga, diarréia, prisão de ventre, dores nas juntas, erupções na pele (desconfio que é do gluten). Já testei algumas receitas, mas que não deram muito certo. É uma confusão com o fermento (químico, biológico, pó... ai, ai). Confusão com a farinha de arroz e creme de arroz... ai, ai).
    Adorei o seu blog e já estou seguindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simonha, os fermentos são biológico fresco, aquele que vc compra em padaria, biológico seco, de saquinhos do supermercado, granulados e o químico que é o pó royal. A farinha de arroz e o creme são quase a mesma coisa mas o creme é mais fininho, na falta de um o outro pode ser usado tranquilamente. Espero ter ajudado! Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
  21. Bom Dia!
    Graça e paz do SR nosso DEUS e pai.
    Amada,
    Estou agradecida ao SR por sua vida,fico encantada com tamanha generosidade, pois é mto dia difícil desse encontra nos dias de hoje, DEUS te abençoe.
    Comecei essa batalha a pouco e já tenho várias receitas adaptadas que nosso DEUS me deu, mas agora com essa direção dele em achar se blogue tudo vai ser bem mas fácil, tenho intolerância à gluten e a lactose. Cortei geral pois eu desenvolvir todos os sintomas e dos dois.
    mas Amém DEUS não dar que não possamos carregar.
    Muito grata e Muitos bems. (Parabéns) na minha linguagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Linda amei seu blog meu filho de sete anos e celíaco des obrimos a cinco anos desde então tento me virar como posso vocês da NET tem me ajudado muito moro no interior de Pernambuco acho que somos os únicos celiacos por aqui por isso toda ajuda e bem vinda um abraco

    ResponderExcluir
  23. Linda amei seu blog meu filho de sete anos e celíaco des obrimos a cinco anos desde então tento me virar como posso vocês da NET tem me ajudado muito moro no interior de Pernambuco acho que somos os únicos celiacos por aqui por isso toda ajuda e bem vinda um abraco

    ResponderExcluir
  24. Linda amei seu blog meu filho de sete anos e celíaco des obrimos a cinco anos desde então tento me virar como posso vocês da NET tem me ajudado muito moro no interior de Pernambuco acho que somos os únicos celiacos por aqui por isso toda ajuda e bem vinda um abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivanize, sei como é... Palmas era assim tbm, tem melhorado. Boa sorte!

      Excluir
  25. Josi, parabéns pelo blog! Muito útil. Vc ainda mora em Palmas? Mudei-me de Palmas há cerca de um ano. Boa sorte. Vc tem instagram também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia! Moro sim em Palmas. Bom que você gostou do blog. Tenho IG sim, mas não específico do blog. JOSIANEBUZACHIDES

      Excluir
  26. Oi Josi, que bom ter te encontrado! Estou tentado mudar minha alimentação pois tenho muito gases, estufamento, diarréias, etc. Vc tem alguma receita de pão de farinha de arroz ou algum substituto da farinha branca? Obrigada. LIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, todas as minhas receitas são sem glúten, inclusive a maioria com farinha de arroz e misturas, na aba farinhas misturadas você encontra.

      Excluir
  27. Oi Josi, adorei seu blog...não sei se tenho intolerância ao glúten, mas minha barriga incha qdo como pão ou tomo cerveja. Vou usar suas receitas. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou... Procure um médico e faça exames ante de retirar o glúten, pois se retirar antes máscara os exames.

      Excluir
  28. Oi Josy vc é maravilhosa. Descobri a pouco que tenho alergia ao glúten, sou boleira, imagina, e trabalho com bolos pra intolerantes. Vendo seu blog, descobri que substituindo a farainha ce trigo e usando o seu mix de farinha fica perfeito. Estou fazendo sempre meus bolinhos pra café e tds aqui de casa e meus clientes amam, eu tb claro. Obrigada mais uma vez....

    ResponderExcluir
  29. Que boa descoberta...obrigada..ainda sinto muitas dificuldades em acertar as mudanças das farinhas.Gosto muito de pão...e só tenho substituído pela tapioca..nunca acertei um bolo mas um dia acerto.
    Parabéns pela informações bem organizadas .

    ResponderExcluir
  30. Olá Josi gostei muito de suas receitas! Pena que estou emagrecendo muito! Tem alguma que engorda. Um pouco?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.