Pular para o conteúdo principal

Esfira Sem Glúten

Olá pessoal!
Gostaria muito de agradecer aos leitores que me surpreenderam com mais de 600 acessos! Fiquei muito feliz!!!!
Desde que descobri a intolerância ao glúten surgem vontades de alimentos proibidos do nada... Outro dia me lembrei das fornadas de esfiras que minha avó paterna fazia, dona Tereza, a família toda reunida na cozinha esperando e aquele cheirinho... Hummm.
Comprei uma bandejinha outro dia (caríssima) esfiras de frango... A massa e a bandeja de isopor não teriam gosto diferentes se fosse comparar, o recheio então... Seco com gosto de nada!
Bem, fui procurar receitas para fazer a "nossa versão", mas não encontrei nada, nenhuma esfiha!
Cheguei à conclusão que deveria ser difícil, já que a massa tem que ser muito  manipulada, mas minha "lombriga" era maior, e fui à tentativa! Uma adaptação à receita da vó, e ...
Adianto que matei a vontade ;)
Vamos à receita:








INGREDIENTES:
Massa:
2 xícaras de farinha de arroz;
1 xícara de polvilho doce;
1 envelope de melhorador de farinha para pizza*
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de café de sal;
1 colher (sopa) de fermento para pão (um envelope de 10g);
2 colheres de chá de liga neutra (emulsificante para sorvete)
2 ovos;
½ xícara de óleo
2 colheres de linhaça;
Leite morno até dar ponto de amassar.

* No link está o melhorador que usei, "merchan" à parte, pois ainda não tenho patrocinadores ;)
(http://www.fleischmann.com.br/culinaria/default.asp?page=http://www.fleischmann.com.br/culinaria/produtos/produto_linha.asp?id=483)

Recheio:
200 g de carne moída crua;
1 cebola pequena picada;
2 tomates picados;
Cheiro verde a gosto;
Sal;
Azeite;
Suco de meio limão.
Misture todos os ingredientes e tempere a gosto.

MODO DE PREPARO:


Coloque na vasilha que for preparar a massa: o fermento, açúcar, 3 colheres da farinha de arroz e um pouco de água morna, faça um creme e deixe em local abafado por 20 min.
Tentei capturar a aparência:
Após o tempo, o fermento reage e forma o que chamo de "esponjinha" (foto), então junte (já amassando):
 as farinhas já misturadas, melhorador, sal, os ovos batidos, a liga neutra, o óleo e o leite aos poucos até que dê ponto de amassar.

Obs: Errei no ponto e a massa ficou pegajosa, então acrescentei creme de arroz até que ficasse no ponto.
Ficou uma massa bonita, vejam a foto:


Faça bolinhas, usando um pouquinho de óleo das mãos para não grudar e ponha para crescer:

Mais ou menos 20 minutos depois as bolinhas cresceram:
Então pegue uma por uma e vá abrindo até formar um círculo, coloque o recheio no centro e una as laterais formando um triângulo:















Aí está o passo a passo, grau de dificuldade de 1 a 10: dou 5, apesar do meu querido namorado dizer que parecia uns peitos de frango na assadeira (risos)!

Pincele com gema ou mel com água para ficar coradinha e depois é só por para assar em forno pré-aquecido.
O tempo de forno é de mais ou menos 30 minutos, fique atenta para que não asse muito pois a massa tende a ficar muito ressecada. 
Fiz a experiência, a primeira fornada ficou mais coradinha mas meio ressecada, as mais branquinhas ficaram mais gostosas.

Obs: Já havia comentado da minha pouca prática na cozinha, rsrs sobretudo com as massas... As esfiras não ficaram bonitas, o aspecto meio rachadinho da massa sem glúten ainda não consegui superar. 
Teria sido mais fácil fazê-las abertas, inclusive dava para rechear mais, mas a vontade era de comer essa! Assim... fechada como a que vejo na rua, rsrsrrs.

Então... O resultado!!!!!




Apesar de não muito bonitas, estavam deliciosas, ah aquele que disse que parecia peito de frango? Adorou!!!  Já ingressou na alimentação sem glúten também. 
Beijos e até a próxima!

Comentários

  1. Demais, adorei seu post, minha mulher tem intolerância ao glútem e estamos procurando formas de matar esse desejo, hehehe! Você vem trazendo várias opções, para todas essas pessoas intolerantes ao gluten sentirem dinovo o prazer de comer várias dessas comidas proibidas. Sua iniciativa é muito importante e você é especial. bjossssssss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, seu blog está sensacional, vou acompanhar e testar essas receitas.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Quero fazer!!!! Coloca a postagem na comunidade, pois matará a vontade de muita gente..rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. oi Josi parabens pela receita.eu tb sou celiaco uma pergunta vc começou a ter sintomas após uma perda emocional ,aliada a uma dieta exagerada de gluten,porque no meu caso foi assim. abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá! Obrigada, espero que vc faça essa receita pq é deliciosa!
    Os meus sintomas começaram durante o estresse do pré-vestibular, depois entrei na faculdade, fui morar fora, o que com certeza acarretou em uma alimentação desequilibrada mesmo!
    A intolerância pode aparecer provocada por um estresse, mas não pode ser considerada uma regra, não é mesmo? Agora nos resta conviver com ela da melhor maneira, seguindo a dieta e descobrindo novos sabores! Obrigada por participar, abraços. Josi.

    ResponderExcluir
  6. Tô sem comer glúten e tenho um irmão que não come nem glútem e nem leite. Que desejo de esfiha... minha mãe fez mas ficou dura demais. Vou fazer a sua receita, será consigo? MUITO OBRIGADA por compartilhar, deppis te conto se ficou boa! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Karla! Que bom que gostou do blog, fico orgulhosa quando ajudo por meio dele pessoas que passam pelo mesmo problema que eu. Essa esfira ficou mto boa, vc vai amar! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. ola Josi adorei a receita gostaria mt de fazer pro meu cunhado que ele e ciliaco, mais queria tirar uma duvida, o que e esse melhorador de massa de pizza, e aonde posso encontrar esse emulssificante de sorvete, tambem gostaria de saber o nome e a marca, ai fica mais facil deu fazer essa receita, mt obrigadoooooo Mi

    ResponderExcluir
  9. Oi MI, tudo bem? O melhoradorde massas compro no mercado mesmo, tem o link no post, é da fleishmann a marca de fermento. Mas já postei outra esfira mais fácil vc confere aqui: http://josinaocontemgluten.blogspot.com/2010/12/esfira-sem-gluten-ii-repaginada.html
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. OLÁ,
    SOU MÃE DE UMA ADOLESCENTE QUE TEM INTOLERÂNCIA AO GLUTÉN, QUE TRITEZA, SOFRO JUNTO, MAS NÃO DESISTO, HÁ TEMPO PROCURAVA UMA RECEITA DE ESFIHA, VOU TESTAR, DEPOIS POSTO NOVAMENTE.
    BJUS
    VERA

    ResponderExcluir
  11. OI Vera! Faça a outra receita desse blog que acho bem melhor! Com o tempo sua filha vai se habituar a dieta! Boa sorte... Beijos.

    ResponderExcluir
  12. OLá boa noite, meu nome é Mônica há pouco mais de um mês descobrimos que meus dois filhos uma menina de 14 e um menino de 9 tem doença celíaca, estou procurando novas receitas.
    Adorei seu blog
    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, bem vinda ao clube das cozinheiras...hehehe. Sugiro que confira na página de farinhas e preparadas, são a base para as receitas darem certo. Essa receita é legal, mas a outra esfirra ficou melhor e mais fácil de fazer, o link: http://josinaocontemgluten.blogspot.com/2010/12/esfira-sem-gluten-ii-repaginada.html
      E boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.