Pular para o conteúdo principal

Pão de Máquina Sem Glúten e Sem Lactose Com Linhaça e Amaranto.

Mais uma experiência com a Máquina de Pão!!!!


INGREDIENTES:
1/2 xícara da farinha preparada (2 xíc. farinha de arroz, 2/3 de xíc. de fécula de batata e 1/3 xíc. de polvilho doce.)
1/2 xícara de farinha de soja;
1/4 de xícara de Amaranto em flocos;
1/4 de xícara de polvilho doce;
1/4 de xícara de maisena;
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça;
3 colheres (chá) Goma Xantana;
2 colheres (sopa) de fermento instantâneo;
1 colher (chá) de sal;
2 ovos mais 2 claras;
1 xícara de água;
2 colheres (sopa) de óleo;
2 colheres (sopa) de mel;
2 colheres de vinagre de maçã.


MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes secos em uma vasilha, use um batedor de claras para misturar bem.
Em outro recipiente misture todos os outros ingredientes, despeje o líquido no meio dos secos e misture bem até formar uma massa homogênea.
Transfira a massa para o recipiente da panificadora. 
Encaixe-a na máquina e programe para ciclo rápido (1h e 40 min.).


As fotos abaixo são do pão que fiz com meia receita. Ficou branquinho, com a casca grossa e escura. Gostei muito do resultado.



Repeti a receita do pão mas dessa vez fiz a receita inteira. Acrescentei os ingredientes no recipiente da máquina e programei para "Pão Rápido".
A cor da casca coloquei no médio, mas da próxima colocarei clara. 
Demorei um pouco para retirar da máquina, o que pode ter acarretado na cor diferente do pão. Se não foi isso não faço idéia do que foi. A mesma receita rendeu um pão escuro, mas muito saboroso também.


O pão não esfarela com facilidade, a umidade ficou ideal e o corte muito fácil.
Amei o resultado da panificadora nessa receita, aliás está na hora de devolvê-la para a dona e aguardar a minha, rs!

Comentários

  1. Josi,

    Passei aqui pra dizer que fiz o outro pão na máquina e te digo que já é o preferido! Em sabor, e, obviamente, em praticidade. Hoje de manhã fiz mais um. Substituí a farinha de milho pela de soja, não uso o mel e no lugar da goma xantana uso CMC. Ótemo!
    Queria te perguntar uma coisa: no dia 12 terá um encontro da Acelbra-RJ, e estou pensando em levar esse pão, e junto a receita em papéizinhos, dando o crédito ao seu blog.
    Tudo bem por você?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Clara! Que bom que gostou da receita... Eu gostei mais desse último que fiz. Que suuuper a sua idéia do pão, gostaria muito de ir a um encontro desses... Mas moro longe demais. Enquanto não consigo, você me representa então! Boa sorte e me conte tudo depois. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Josiiii! Eu tava mal desde sexta quando o medico me disse que não posso mais consumir gluten! Há 3 anos que não consumo lactose....e me adaptei! E quis chorar quando ele disse isso, pensando"tudo de novo". Mas como sou vidrada em carboitratos, pensei: to fe-rrada! Em pleno domingo chuvoso em SP, fazendo meu pao de queijo (ufa! não tem gluten), achei seu blog= QUE ALIVIO! Lendo as receitas, enxerguei como um desafio, me animou! Obrigada! queria deixar aqui meu recado com um abraço caloroso de obrigada, amiga! Eu tava mal! E vc me "aliviou" é possível viver sem gluten! Escrevo sobre sapatos, quando quiser, me visita;-) bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena! Acredito que maior do que a sua felicidade em encontrar o "josinaocontemgluten" é saber que posso fazer tanto bem a pessoas distantes e até então desconhecidas... Sim porque logo passamos a trocar receitas e nos tornamos amigas mesmo que à distância!
    Fico feliz que esteja mais calma, pois a vida isenta de glúten pode dar um pouco mais de trabalho, mas nos proporciona muito prazer também e saúde que é o mais importante!
    Quanto ao seu blog, já vi e já amei!!!! Sou seguidora a partir de agora, rsrsr... Parabéns pelo seu trabalho, beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaaaaaaa, fiz esse pão hj, até ele crescer estava lindão dentro da maquina, qdo começou a assar ele despencou, mas o gosto ficou ótimo, comi mesmo assim!!! Só fiz umas adaptações, não tinha farinha de seja, usei farinha de linhaça e usei quinua em flocos no lugar do amaranto, será que a massa pesou? bjsssssssss Gabi

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi! Então, não entendo muito da química das receitas, mas acredito que possa ter ficado mais pesada. Repare que o primeiro pão na foto deu uma abaixada também, mas ficou com um formato legal. Na máquina é ainda mais importante ver a quantidade de líquidos também, Gabi, talvez tenha sido muita água para as substituições que vc fez. Outra coisa, o pão sem glúten tem que ser feito sempre no ciclo rápido, pois nos outros os meus pães nunca deram certo, é suficiente bater uma vez só. Mas se ficou gostoso, da próxima é só verificar esses detalhes! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. oi josi , estou amando seu blog , estou simplismente v.i.c.i.a.d.a.
    só gostaria de te fazer um pedido : coloca umas receitinhas sem gluten light .
    na verdade , eu nem tenho problema em consumir o gluten ( eu acho ), mas cortei para emagrecer , pois estou precisando muitoooo.
    um bjão , e parabéns pelo belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Cristiane! VOU TENTAR!!! Heheheheh... Já me pediram isso, vou me esforçar para diminuir as calorias e as guloseimas! Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.