Pular para o conteúdo principal

Cuscuz

Olá boa noite... A prova de que estou extremamente sem tempo de postar novas receitas aqui no blog é a receita de hoje... CUSCUZ!
Muita gente vai rir dessa paulista totalmente por fora da cultura nortista e nordestina, mas eu não sabia que era tão bom, rsrs...
Segundo pesquisas Cuscuz é um prato originário do Magrebe (região do norte de África) que consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo (nem pensar né!?). 
No Brasil, pode ser feito à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. 
Entre a opção de ingredientes escolhemos o milho, chamado de milharina, flocão e outros. Essa idéia surgiu de uma dieta que estou fazendo, era uma opção que já tinha descartado, mas na falta de tempo de providenciar variedades me lembrei dele. 
Precisei providenciar também o meio de preparar, por que não  tenho a "cuscuzeira", sim ela existe!
Assim tive idéia de utilizar minha linda e versátil panela a vapor, minha secretária (tocantinense legítima) torceu o nariz e disse: nããn...  Mas ainda assim me ajudou!
Bem o resultado mostro abaixo. 

INGREDIENTES:

500 g de milharina;
300 ml de água temperada com sal (1 colher rasa de chá).
100 g de coco fresco ralado (não usei).

MODO DE PREPARO:

Numa tigela, hidrate a milharina em água temperada com sal. Misture com as mãos até formar uma farofa úmida.
Transfira para uma cuscuzeira ou fôrma de pudim com furinhos, ou panela a vapor. Tenha o cuidado de não apertar a massa. Leve em banho-maria por 20 minutos.
Desinforme ainda quente e sirva com molho doce ou salgado.

 Quando ele vai cozinhando dá para ver que a massa está ficando unida.
O aspecto é de seco, mas não ficou.


SEM A CUSCUZEIRA:

Opção se você não tiver cuscuzeira: coloque o cuscuz num prato ou tampa da panela. Coloque um pano úmido sobre o cuscuz, envolvendo o prato (ou tampa) e vire o prato (ou tampa) de cabeça para baixo. Segure bem as pontas do pano e amarre-o. Ponha sobre uma panela com a boca do mesmo tamanho do prato. A panela deve ter um pouco de água para cozinhar o cuscuz a vapor. 
Deixe o cuscuz cozinhando por 20 minutos.

 Eis o resultado!
Há muitos acompanhamentos para o cuscuz, molhos em geral, queijo derretido, banana assada com canela, geléias, azeite, mel...  Enfim... Nada de preconceitos Josiane... Brincadeiras a parte, queridos leitores, vivendo e aprendendo não é mesmo?
Beijos e até logo. 

Comentários

  1. Oi, Josi!

    Eu amei a sua receita e a sua cuzcuzeira elétrica! Agora eu também quero uma. rs
    Como vc, eu também sou celíaca e vivo inventando na cozinha.
    Meu cuscuz é bem diferente, porque é uma refeição! Ele é cozido na panela com um molho de tomate super recheado com legumes, azeitonas, cebola, cheiro verde e alguma proteína animal moída(carne de vaca, carne de frango ou uma linguiça calabreza). Quando dá o ponto (solta do fundo), eu jogo ele no tabuleiro, ajeito com a colher de pau e, imediatamente, corto em quadrados. Qualquer dia vou tentar fazer com camarão, só pra ver como é que fica!
    Amo muito o seu blog e , assim como vc, recomendo muito o livro da Cláudia Marcelino.

    Beijocas no seu coração!

    Sílvia Araújo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sílvia... Você viu que cuscuzeira moderna? Mas além do cuscuz (rsrs) ela cozinha no vapor vários legumes e na parte de cima ainda pode se fazer arroz, uma maravilha! Vale a pena a aquisição.
    Esse cuscuz que vc faz eu conheço como à paulista, lá temos o hábito de comer com muita coisa junto e misturado, rsrs... Mas esse a gente substitui o carboidrato da refeição. Me disseram que pode por queijo branco cortadinho junto com a massa também. Vamos nos aventurando nessa diversidade de cozinhas que temos no Brasil não é mesmo? Beijos e até mais ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor onde você comprou essa cuscuzeira?

      Excluir
    2. Shaiane, não é uma cuscuzeira é uma panela de fazer legumes a vapor.

      Excluir
  3. nossa, como cuzcuz td dia =x Engraçado mesmo é a forma como vc usa.Costumo comer bem molhadinho no leite e jogo açúcar por cima,principalmente no café-da-manhã ou jantar fica uma delicia ;)Pessoal tbm gosta de comer com ovos ou fazer diversas farofas cm ele.Experimenta tapioca, mil recheios ,uma delicia.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Na7, eu tbm gostei muito de cuscuz é bem fácil fazer... Mas minha nutri já cortou, rsrsrs falou que é beem calórico! Com tantas opções de acompanhamento então, a dieta vai pras cucuias, hehehe. Beijos, obrigada pela sugestão!!!

    ResponderExcluir
  5. Você pode colocar sardinha, carne moída, atum.. Cozidos e temperados podem ser misturados a massa. Fica maravilhoso!
    Georgia. Fortaleza-Ce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você de Fortaleza deve ser expert em cuzcuz né Georgia? Obrigada pela dica!

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.