Pular para o conteúdo principal

Pão sem Glúten e sem Lactose - E as pazes com a Panificadora caseira!

Fiz alguns testes com a máquina de pão que uma amiga me emprestou, já postei aqui e aqui...
Mas não estava muito feliz com os resultados...
Ganhei uma da minha amiga-irmã Patinha (Patrícia) no meu casamento, mas ainda estava um pouco desgostosa com as experiências anteriores e acabei deixando-a guardadinha por um tempo.
Essa semana a Gilda da página no Facebook Cozinhando sem Glúten postou uma receita nova de pão com salaminho feito na máquina, e me estimulou a desencaixotar a minha lindinha! Resultado ótimo, perfeito!!!


Fiz o de salaminho, que postarei em breve, mas a experiência mágica mesmo foi a de deixar a máquina programada para trabalhar durante a noite e ter o pão pronto de manhã... Levantei ansiosa para conferir o resultado e o cheirinho de pão estava pela casa e o pão estava pronto e lindo!

Vamos à receita:

INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha preparada (prática);
1 colher (chá) de goma xantana;
1 colher (chá) de gelatina sem sabor;
1 colher (chá) de sal;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 colher (sopa) de fermento biológico seco;
1 colher (sopa) de semente de linhaça (opcional);
2 ovos;
1 xícara de água morna (200 mL);
1/4 de xícara de óleo;
1 colher (chá) de vinagre branco.

MODO DE PREPARO:
Misture os ingredientes liquidos e despeje no recipiente da máquina.
Misture os secos, menos o fermento.
Coloque cuidadosamente os secos com uma colher grande sobre o líquido, de modo que forme uma superfície seca e cubra o líquido. Por cima do seco faça um buraquinho raso e coloque o fermento.
Programe a máquina para o horário desejado, na opção pão rápido (4) de 1 hora e 40 minutos.
Caso queira preparar o pão na hora, misture também o fermento nos secos, coloque sobre o líquido e inicie a máquina.
A cor do pão escolhi média, mas da próxima optarei pela clara.

Lembre-se que as regras para um bom pão sem glúten continuam: retire o pão assim que a máquina terminar o processo e coloque sobre uma grade, aguarde que esfrie totalmente antes de cortar.


                                                     A casca ficou um pouco grossa, porém bem crocante
                                                              Por dentro ficou bem macio e poroso

E para quem deseja comprar uma panificadora: A minha é da Britânia, chama-se Multi Pane (Confira o site do fabricante).
Vale a pena o investimento!
Espero que gostem, beijos e até mais!

Comentários

  1. Oi Josi, acompanho seu blog,já fiz várias receitas tenho uma filha de 2 anos que tem alergia alimentar, será que da certo sem os ovos???

    Obrigada

    Emília

    ResponderExcluir
  2. Oi Emilia! Ai menina, vc me apertou... Não sei! Vou pesquisar uma receita sem ovos e testar, combinado? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Josi. Adorei seu blog. Todos os dias dou uma espiada... Queria sua ajuda: moro no interior do RS e não tenho encontrado o CMC. O melhorador de farinha poderia substituí-lo? Ele não tem gluten? Não tenho muita experiência na cozinha, mas estou tentando fazer algumas receitas com as suas dicas! Beijos! Tatiana

    ResponderExcluir
  4. Oi Tatiana, bom dia! O melhorador ajuda, mas não substitui o CMC, ou a Goma Xantana, a saída seria vc procurar em lojas e pedir para enviarem por correios, ou pela internet. É fundamental esses espessantes para um pão mais consistente! Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Para fazer sem os ovos o ideal é substituir pela liga da linhaça, coloca uma colher de linhaça de molho em 3 colheres de sopa de água, essa mistura equivale a um ovo. E para comprar goma xantana no interior do RS tem uma loja Empório Vida em Carazinho que envia pelo correio. O telefone é 54 3331 2946! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Parabéns pelo blog!
    Uma dúvida, é possível usar o CMC já diluído ou só em pó?
    Obrigada
    Greicy

    ResponderExcluir
  7. Greicy, bom dia!
    O CMC é em pó, assim como a goma xantana!
    ;) Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Josi, mais uma dúvida: sera que daria para fazer o pão na panificadora somente com a mistura de farinha de arroz e maizena, sem o polvilho? Beijos. Tatiana

    ResponderExcluir
  9. As farinhas preparadas normalmente levam polvilho, sem ele a massa pode ficar esfarelenta. Nunca fiz sem Tatiana, acredito que fique mais seco.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia!
    Copiei suas receitas vou tentar fazê-las. Nunca consegui um pão decente, espero conseguir.

    ResponderExcluir
  11. Oi Magda! Vai dar certo sim, dá uma olhadinha na página de cuidados ao fazer pães tbm. Boa sorte! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A colher de chá que vc usou nesse pao, foi usando o material de medida da maquina?possui já um medidor de colher de chá e de sopa.
      Tentei fazer vários nessa maquina, mas ficaram duros, e buchentos

      Excluir
  12. Magda, a medida deve ser a da máquina sim. O ciclo também deve ser o rápido, pois bate uma vez só a massa! Boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Josi bom dia,

    Comprei uma máquina Britânia, só que já tentei fazer o pão duas vezes, mas não dá certo, a massa fica crua e dura, o que eu faço?
    Acho que não estou sabendo operar a máquina,pois coloco todos os ingredientes na quantidade certa.


    Um abraço,
    Cris,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, bom dia! se você está fazendo essa receita do blog e não deu certo experimente por na função "massa", misture por uns 5 min. vá acompanhando se a massa está bem homogênea. Então vc desliga a máquina e deixa o pão crescer, lembre-se que a massa é mole, tipo massa de bolo mais firme. Depois de uns 15 a 20 min, verifique se cresceu e coloque a máquina na função "assar". Desse jeito dá certo tbm, se for por nos ciclos da máquina lembre-se que é no ciclo rápido, na minha é o "4". Boa sorte!

      Excluir
  14. Oi Josi, adorei a receita desse pão, já testei varia e essa é a melhor. Só tenho um problema... O meu pão sempre murcha dentro da maquina. Já tentei de tudo, mudar ingrediente, colocar mais e menos fermento colocar outros ciclos e nada. Ele cresce bonito e murcha ao começar o cozimento. Tem alguma idéia do que eu possa estar fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa receita é mesmo uma delicia. Sobre murchar o pão, verifique se a massa não esta muito liquida ou se não esta tempo demais no crescimento. Fora isso é tirar logo da maquina, assim que apitar. Beijos e boa sorte da próxima.

      Excluir
  15. Olá, boa tarde!

    Se eu quiser fazer o pao sem ser na maquina, quanto tempo tenho de deixar a fermentar?
    E quanto tempo no forno? Qual a temperatura do forno?

    Agradeço se puder esclarecer as minhas dúvidas!

    Juliana

    ResponderExcluir
  16. Oi Josi, obrigado por publicar essa receita. Testei duas vezes até acertar, porque não tinha lido direito: eu tava usando o programa 3 para farinha integral, que fica 3 horas e 30 minutos, porque achava massas com farinhas sem gluten demoravam mais para crescer. Acabava acontecendo o mesmo que a vixe! aí em cima comentou. Foi na terceira vez que me atentei para o programa 4 rápido. Custei a acreditar, mas ficou muito bom o pão. Já fiz de novo e confirmou a qualidade.
    Usei FSG da Aminna, e no lugar da gelatina sem sabor usei goma agar-agar. Valeu mesmo!!!
    Estou a procura agora de receita para massa (lasanha, talharini, espagueti) sem gluten, usando panificadora. Se souber de alguma que funcione, publique por favor.

    ResponderExcluir
  17. Oi me desculpe pela demora! Luiz, não conheço receitas de massas, sempre compro pronta. De lasanha compro congelada qdo vou a Brasília, e experimentei recentemente uma da Schar marca italiana, mto boa. Macarrão eu gosto muito do tio Urbano. Que bom que acertou o pão, a panificadora é muito prática. Abraço , Josi.

    ResponderExcluir
  18. Oi Josi. Comprei uma máquina de pão faz pouco tempo. Preciso fazer receitas sem glúten pro causa do meu marido. Tenho dúvida quanto aos ovos. No manual diz que tem que por os ovos no copo medida e depois completar com o líquido. Nas suas receitas você está considerando isso? Abraços. Rita

    ResponderExcluir
  19. Oi Josi. Comprei uma máquina de pão faz pouco tempo. Preciso fazer receitas sem glúten pro causa do meu marido. Tenho dúvida quanto aos ovos. No manual diz que tem que por os ovos no copo medida e depois completar com o líquido. Nas suas receitas você está considerando isso? Abraços. Rita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.