INGREDIENTES E FARINHAS SEM GLÚTEN

Recebo muitos e-mails de pessoas que encontram dificuldades na confecção das receitas por não encontrarem os ingredientes. Sei que acontece às vezes, principalmente se a cidade é pequena ou afastada. Mas muitas coisas encontramos facilmente em supermercados e "casas para padeiros", lojas de produtos para festas, etc. Para isso tirei algumas fotos e busquei outras na net para que consigam visualizar o produto. 
Muitos são de uso rotineiro na cozinha, mas com nomes diferentes.Ainda postarei mais produtos à medida que for utilizando, esses são os que uso constantemente e tinha em casa.
Vamos lá!


A primeira coisa que tive que aprender foi a respeitar as medidas! Para isso adquiri esse joguinho que você encontra facilmente em lojas de utensílios domésticos. 

     Medidas de colheres, inclusive marca a quantidade em mL.
                                Medidas de xícaras.


Nome: Carboximetilcelulose sódico (CMC) 
Onde encontro: Lojas como Casa do Padeiro, especiais para padarias e confeitarias ou lojas especializadas em produtos naturais e sem glúten.
Uso: É um polímero derivado da celulose, em pó solúvel em água, tendo uma enorme gama de aplicações e com as seguintes propriedades: agente espessante, doador de viscosidade,  emulsificante, engomante, agente de suspensão, entre outras.  É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes e glacês. 

Aqui o link da menção que já fiz no blog sobre o CMC.

Nome: Emustab 
Onde encontro: Supermercados e lojas como Casa do Padeiro, para padarias e confeitarias. 
Uso: é um emulsificante muito utilizado na fabricação de sorvetes, ajuda a conferir estrutura na massa de pães e bolos sem glúten.


Nome:Goma Xantana ou Goma Guar
Onde encontro: Lojas de produtos naturais e sem glúten, pela internet no link aqui 
Uso: Originária da glicose do milho tem um poderoso efeito espessante produzido a partir do amido de milho. Tem um notável poder de suspensão, que consiste em manter os elementos em um líquido sem que eles afundem. 
A Goma Xantana também é utilizada na fabricação de farinha sem glúten. 


Nome:Farinha de milho em flocos e Fubá.
Onde encontro: Supermercados.
Uso: Polentas, cremes, pães e bolos.


Nome: Amido de Milho
Onde encontro:Supermercado.
Uso: O amido de milho é elemento presente na fabricação de alimentos tais como biscoitos, cereais matinais, massas pré-cozidas e outros, pois tem como características produzir efeitos apreciados pelo consumidor, tais como crocância ou grande expansão. É ótimo na confecção de molho branco.


Nome: Creme de arroz ou farinha de arroz.
Onde encontro:Supermercado.
Uso: Seu uso original é para mingau, mas é ótima na elaboração de panquecas, massas de bolo, tortas, pães e composição da farinha misturada. É bem fininha e substitui bem a farinha de trigo, porém se usada sozinha deixa a massa mais seca, o ideal é que seja feita a mistura da farinha sem glúten.





Nome: Fécula de Batata
Onde encontro: Supermermercado.
Uso: Possui um aroma e sabor semelhante ao da batata, tem propriedade espessante na gelatinização, liga, estabilizante na retenção de liquidos e na engomagem de massas para pães e bolos. 
A quantidade deve ser seguida de acordo com a receita pois pode dar um efeito, que digo "liguento", em pizzas e tortas (experiência própria). 




Nome: Farinha de Amaranto (Encontra-se em grãos, flocos ou fina). O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.
Onde encontro: Lojas de produtos para alérgicos, supermercados grandes, conveniências.
Uso:Pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca.



Nome: Quinua, Quinoa, Quinoa Real. Encontrada em grãos, farinha fina e em flocos.
Onde Encontro:Lojas de produtos naturais, para alérgicos, supermercados grandes e conveniências.
Uso:Com sabor leve, semelhante a soja esse pequeno alimento é rico em proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além da grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras.
Podem ser cozidos como arroz, temperados como salada ou utilizados no preparo de sopas. A farinha pode ser utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca ou biscoitos. 
Farinha de Arroz Integral, encontrei em uma loja de produtos especiais em Brasília a Mel do Sol. É um produto ORGÂNICO . 
Nome: Farinha de Arroz
Onde encontro: A farinha da Tio Urbano encontra-se em supermercados e lojas de produtos naturais. É parecida com a Arrozina, um pouco mais grossa. 
Uso: Na elaboração de panquecas, massas de bolo, tortas, pães e composição da farinha misturada. Utilizo também a farinha de Trindade que compro no mercadão de Goiânia, é como essa mas um pouco mais grossa, conhecida também como fubá de arroz. As farinhas mais grossas não devem ser usadas em bolos, ou massas leves pois deixam uns cristais na massa o que pode ser inconveniente.





Nome:Farinha Sem Glúten (FSG)
Onde encontro: Em lojas especiais para alérgicos como a Mundo Verde.
Uso: É uma ótima opção para iniciantes na dieta sem glúten pois tem a mistura exata para a substituição da farinha de trigo. O incoveniente é apenas o preço, comprando as outras e fazendo em casa as misturas você faz uma grande economia.




Nome: Extrato de Soja (Farinha ou leite).
Onde encontro: Supermercados e lojas de produtos naturais.
Uso: Como complemento em farinhas de massas de bolos e pães e na versão líquida na substituição do leite para intolerantes à lactose.



Nome: Mistura pronta para pão de queijo. Entre outros ingredientes contem o polvilho que também é muito conhecido e fácil de ser encontrado.
Onde encontro:Supermercado.
Uso: Para pão de queijo, pizzas, pastéis e enrolados. (Receitas no blog).
O detalhe da foto é para demonstrar o quanto é difícil saber se a mistura contém ou não glúten. Vale lembrar que algumas marcas desse tipo de produto contém glúten.